Destino

Título: Destino
Autor: Allie Condie
Número de páginas: 240

Sinopse:Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Resenha:
Em Destino é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Ally Condie e nele conhecemos a historia de Cassia e da Sociedade onde ela vive, Sociedade essa que decide praticamente tudo sobre a sua viva como: no que irá trabalhar, com quem ira casar e quando será melhor conhecê-lo, o que irá comer e a quantidade certa de nutrientes que terá nessa comida e até com quantos anos irá morrer.

            O Livro começa com o Banquete do Par, que é um evento promovido pela Sociedade, aonde os jovens vão para conhecer com quem iram passar o resto de suas vidas que é com quem farão o contrato, ou seja, o casamento. Cassia se encontra certa que tudo na Sociedade onde ela vive é perfeito e sendo assim eles lhe combinaram com o seu par ideal, que para sua surpresa é Xander, alguém que está perto dela, o que é praticamente impossível.

            Tudo parece bem até Cassia ir verificar as informações que continham no cartão que lhe foi entregue no dia do banquete (cartão esse que deveria ter tudo sobre o seu par e como ela poderia agradar ele), ao inserir o cartão no terminal para sua surpresa não é Xander que ela vê lá e sim Ky, outro conhecido seu. E então passamos a acompanhar uma Cassia que não tem mais certeza se vive numa Sociedade perfeita, pois se esse erro aconteceu, quais as certezas que outros também não aconteçam? E qual a garantia que tudo seja perfeito mesmo? E o que mais começa a intrigar ela é, e se ela tivesse opções? E pudesse escolher com quem quer se casar?

            A partir daí passamos a acompanhar Cassia na sua busca por respostas, num lado Xander parece representar a melhor opção pelos olhos da Sociedade, mas por outro temos Ky que começa a ocupar um espaço muito especial em sua vida e a mostrar para ela que nem tudo que a Sociedade diz ser o certo é realmente certo e que ela pode sim tentar ter uma vida com suas próprias escolhas, mas num sistema que cada minuto de sua vida é planejado e assistido, começar a ter opinião própria e desejos isso pode ser um cadim perigoso rs, mas apesar disso temos uma Cassia cada vez mais disposta a correr riscos pelo que ela quer e deseja.

            Em Destino nos encontramos uma sociedade no futuro onde tudo é perfeito e planejado, tipo tudo mesmo! Comer, dormir, trabalhar, estudar, vestir, se divertir, namorar…tudo é planejado para ser perfeito e para que você possa viver bem e com saúde. Tenho que confessa que me senti uma pouco sufocada e angustiada quando comecei a ler o livro, imagina só ter 100 livros, 100 músicas, 100 poemas, 100 filmes, toda e qualquer criação só tem 100 de cada e qualquer criação nova é completamente proibida, sufocante, não?

            Mas nem tudo está perdido, pois praticamente no final podemos ver que ainda existem pessoas que lutam e não concordam com essa sociedade perfeita e os padrões impostos, mas isso não é muito dito e da apenas certa esperança que esse sistema sufocante ainda possa vir a baixo, dando curiosidade sobre o próximo livro, de saber se Cassia conseguira fazer suas próprias escolhas e ter a vida que quer, podendo fazer suas próprias escolhas.

“A Sociedade visa à perfeição e a eternidade. A Sociedade cuida de você, mas somente se você não se rebelar!”

Por Mah da Cunha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s