Dia da Saudade

A saudade é a memória de algo ou alguém ausente – lembrança nostálgica e suave -, que vem junto com a vontade de ver novamente a pessoa ou o lugar que nos falta. É comum se manifestar entre parentes, amigos, casais enamorados, casados ou não.

Quando viajamos, e depois retornamos, a sensação de nostalgia em relação aos novos lugares que conhecemos – principalmente aqueles de que mais gostamos – se faz muito presente, como no início de um amor.

Ou, ao contrário, acontece de viajarmos e sentirmos saudade de nossa terra, nossa casa, travesseiro e cobertor ou simplesmente do pôr-de-sol visto de nossa própria janela.

Dizem que todo encontro traz em si a possibilidade da separação. E que daí viria certo sentimento de tristeza ou melancolia experimentada pelos enamorados, quando estão juntos.

Quem já não se deparou ou se viu nessa cena? O casalzinho sentado de mãos dadas, cabisbaixos, tristes de amor: tristes de uma possível saudade. Seria, assim,uma forma de saudade antecipada. Que, talvez, jamais venha, mas está ali, entre os dois, como algo que pode ser, pode acontecer, pode vir.

A saudade, enfim, faz parte do nosso dia-a-dia, sem nem nos darmos conta. Terminais rodoviários, aeroportos, estações de trem e mesmo e-mails enviados pela rede internet no mundo inteiro são ambientes onde a saudade, em alguns casos, também se manifesta.

E a pergunta se repete: quem tem medo da saudade? A saudade é sempre saudade de coisas boas que vivemos ou vimos, ninguém sente saudade de tragédia, não é, mesmo? E como no encontro, a possibilidade da separação é presente, da mesma forma, na saudade, a possibilidade do encontro nos rodeia. Nada de temores, então. Se tiver que sentir alguma coisa sobre o que se viu e viveu, que seja saudade.

É… te extraño em espanhol, I miss you em inglês, j’ai regret em francês, ich vermisse dish em alemão…

Mas saudade, ah, saudade mesmo só a gente é que tem.


Fonte: http://www.ibge.gov.br
Anúncios

6 thoughts on “Dia da Saudade

  1. Se tiver que sentir alguma coisa sobre o que se viu e viveu, que seja saudade.
    Sabio d +……….

  2. Saudade é um dos sentimentos mais preciosos que podemos ter. Um dia li uma frase que dizia “saudade é a presença de uma ausência”. Já viu algo mais profundo??

    • Obrigada Ana,
      Continue a nos visitar, adoramos para um poquin prá
      módi trocá dois dedin di prosa….

  3. Paula, a saudade é muito mais que isso….Ela dói mesmo é quando vc vai sentir ela o resto da sua vida..
    A saudade dói…
    Saudade é uma separação muito grande das pessoas que se amam,às vezes faz bem, mas a maioria das vezes faz muito mal..
    Existe uma frase infantil. mas é fato:
    Quem inventou a distância , não sabe a dor da saudade..
    Mãe…saudades eternas!!!!!
    Te amo

    • Thais,

      “A saudade é o lugar que só chega quem amou”… essa é a frase mais linda e verdadeira que ja ouvi.
      A Vida é feita de momentos constantes de despedidas, umas mais marcantes outras nem tanto…. mas a SAUDADE é só nossa, só nós sabemos o quanto doi…. e como doi….
      Mas se doi tanto é pq amamos muito, e esse sentimento de amor verdadeiro nunca passa…. é a certeza que vivemos momentos únicos e que o cheiro, as lembranças, as conversas o tempo perdido com um olhar são de imensuravel valor….
      Saudade doi? e como doi…. mas saudade é sentir permanentemente aquele alguem que no momento esta ausente, bem pertinho dos nossos corações.

      obrigada pela visita…. volte sempre!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s