Paulo Coelho CENSURADO NO IRÃ

Há 11 anos um fato chamava a atenção do mundo literário, Paulo Coelho seria o primeiro escritor não muçulmano a participar de lançamentos de livros no Irã desde a revolução islâmica de 1979.

De forma a surpreender seus leitores por meio de uma publicação feita ontem em seu blog, Paulo Coelho, informou que o Ministério da Cultura e Orientação Islâmica proibiu que todos os seus livros fossem vendidos no país, sem nenhuma justificativa, fazendo-se saber apenas que suas obras não mais serão publicadas no país. O que deixa vários questionamentos.

“Eu não sou ingênuo. Portanto, eu ainda acredito que esta decisão arbitrária foi tirada de um oficial de baixa patente no Brasil. Repito: não faz sentido proibir os livros que estavam sendo publicados para este últimos 12 anos. O conteúdo dos livros não mudam – eles ainda são os mesmos.”  Escreveu Coelho em seu blog.

Ministra brasileira da Cultura, Ana de Hollanda, lamenta proibição das obras no Irã e informou que irá conversar com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para tentar uma possível reação do Governo brasileiro à decisão de Teerão.

“Essa manifestação do Governo brasileiro cabe ao Ministério das Relações Exteriores. Pela cultura, só posso dizer que a censura é sempre lamentável”, assinalou a ministra.

A estimativa da popularidade de Paulo Coelho no Irã fica clara quando visto os dados de que desde 1998, quando foi autorizada a primeira publicação do autor, foram vendidos mais de 6 milhões de cópias.

Para auxiliar no recurso dessa decisão ou mal entendido o apoio do governo é de grande importância. Até porque Paulo Coelho é o autor brasileiro com maior sucesso internacional, possuindo mais de 300 milhões de livros vendidos em mais de 150 países, sendo mais do que justo o país o apoiar…

Mas como bom brasileiro que é, Paulo Coelho não desiste nunca, em seu blog disse ainda que possui todos os arquivos em persa os disponibilizará para download gratuito em seu blog.

Isto é a liberdade: sentir o que o seu coração deseja, independente da opinião dos outros. Paulo Coelho


Anúncios

2 thoughts on “Paulo Coelho CENSURADO NO IRÃ

  1. Gente!!!!!!!!! o primeiro post da minha amiga Paula e ela ja arrasou…..
    Muito triste a noticia, censura deveria ser proibida no mundo inteiro.
    Adoro Paulo Coelho, acho os livros fantásticos e deixo aqui meus pêsames por estes acontecimentos.
    Valeu Paulinha!

  2. E não é que depois de toda a repercussão o governo do Irã nega a censura feita a Paulo Coelho. A assessoria de impressa do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica, em nota a revista Época, desmentiu a informação de veto aos livros do escritor.
    Que coisa feia dizer uma coisa e depois negar.
    Manter a palavra faz bem…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s